Revista Recre@rte Nº5 Junio 2006 ISSN: 1699-1834       http://www.iacat.com/revista/recrearte/recrearte05.htm

NOTICIAS DE PORTUGAL

 

Joaquim Parra Marujo

 

 

Bom dia querid@s amig@s,

Espero que a Páscoa tenha sido desfrutada em harmonia.

Saúdo-vos com um abraço fraterno, largo e apertado.

Alguns amigos pedem-me para divulgar alguns eventos. Alguns gratuitos: "a cavalo dado não se olha a dente". Outros a pagar. A formação sempre nos leve "o couro e o cabelo".

 

1) Se a vossa consciência achar necessária subscrevam a petição Darfur (a vossa assinatura poderá fazer toda a diferença). A Darfur é uma organização Human Rights First (Prioridade aos Direitos Humanos) quer reunir 200 000 assinaturas para representar as vitimas das atrocidades no Darfur (Sudão):

 

http://www.humanrightsfirst.org/international_justice/darfur/voices/index.as

 

2) Festival Mundial da Paz, de 01 a 06 de Setembro, no Brasil, como o objectivo de Congregar pessoas para partilhar e desenvolver a cultura da paz. Os temas do festival: Ecologia Individual, Ecologia Social e Ecologia Ambiental.

http://www.festivalmundialdapaz.org/portugues/apresentacao/index.php

 

3) A China em mudanças sociais, culturais, políticas e religiosas? A partir de quinta-feira realizar-se-á primeira conferência religiosa internacional desde que um governo comunismo chegou ao poder no país, em 1949. O Fórum Mundial Budista acontece na cidade de Hangzhou durante cinco dias.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/pop_galerias/060413_buda_pop.shtml

 

4) Sábado, 22 de Abril, 18h 00, em Cascais, conferência sobre: XAMÃ URBANO, XAMÃ DAS ESTRELAS. PONTES ENTRE MUNDOS, a entrada é livre, mas sujeita a registo prévio, com Annick Rouaud e Catherine Denis. Contactos:

Tel. 21.4846400 ou email:artforall@netcabo.pt

 

5)No dia 26 de Abril, às 17.00 horas, na sede da Sociedade de Geografia, uma sessão promocional do Ano Polar Internacional 2007-2008, de que consta:

A) Comunicação: "Permafrost e Variações climáticas - 7 anos de colaboração Hispano-Portuguesa", com o Prof. Doutor Gonçalo Teles Vieira (CEG/UL)

B) Apresentação do livro: "Sexual Segregation in Vertebrates", editado pela Cambridge University Press, de Prof. Doutor José Xavier (CCMAR/UAlg)

Contactos:

Rua das Portas de Santo Antão, 100 1150-269 LISBOA

Telf: 21 3425401/5068 - Fax 21 3464553

http://planeta.clix.pt/socgeografia-lisboa

E-mail: soc.geografia.lisboa@clix.pt

 

6)Participe na 2ª Jornada "O BRINCAR - sua importância no desenvolvimento da Criança" - 13 de Maio. Contactos:Tel.: 21 387 24 58 - Email:

info@oficinadidactica.pt / www.oficinadidactica.pt

 

7) Constelações familiares: 22 e 23 de Abril de 2006: Workshopcom Gunthard

Weber: Contactos: Paula Matos [paulagmatos@sapo.pt] ou

http://www.espacopsi.com/ws_gunthard.htm

 

29 de Abril de 2006: Workshop Constelações Familiares

http://www.espacopsi.com/ws_paula.htm

 

8) Constelações organizacionais, dia 24 de Abril, das 15.00 ás 18.30,

contactos: Telf:+351 214 671 215; Mobile: +351 917 225 317; email:

cregojo@talentmanager.pt ou na web: www.talentmanager.pt

 

9) Workshops de kundalini yoga em Aveiro - Portugal, dias 12, 13 e 14 de Maios. Mais informações em: www.ojardimdelotus.net

 

10) Gratuitamente, a Sociedade Antroposófica em Portugal, vai organizar “PORTUGAL, A COROA DA EUROPA – UMA PERSPECTIVA ESPIRITUAL”, CONFERÊNCIA PÚBLICA EM SINTRA, POR FRANZISKA VAN DER GEEST, Sexta-feira, dia 12 de Maio de 2006, pelas 21 horas, Palácio Valenças (Antiga Biblioteca). Nos dias 13 e

14 de Maio o curso. Mais informações: fritzarq@sapo.pt

 

11) O Grupo Espírita Batuíra e a Associação Médico-Espírita Internacional, vão promover nos dias 14 e 15 de Outubro de 2006, no Auditório da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa, as I Jornadas Portuguesas de Medicina e Espiritualidade. Irão ser abordados temas de grande interesse – desde a Epilepsia, a Depressão e o Transplante de órgãos, até à Terapia por Regressão de Memória (TVP) e à Transcomunicação Instrumental (TCI), passando pela Eutanásia, Clonagem, Aborto, Embriões Congelados/Células-Tronco e Manipulação Genética. Em breve serão prestados mais esclarecimentos através do site:

http://www.geb-portugal.org/

 

12) O Instituto Avanzado de Creatividad Aplicada Total vai organizar um WORKSHOP sobre "A ARTE DE CURAR ATRAVÉS DOS CONTOS", dias 19, 20 e 21 de Maio. Informações: contoterapia@hotmail.com e www.iacat.com

 

13) Depois do Prozac, O BUDISMO. Agence France-Presse (AFP) http://www.afp.com/portugues/home CAMBRIDGE, EUA, 16 set (AFP) - Uma dose diária de meditação budista pode ser a alternativa para os que sofrem de angústia e recorrem a remédios como o Prozac, segundo recomendações de especialistas em budismo reunidos em Cambridge (Massachussets, a nordeste), com a presença do Dalai Lama.

"Não é inconcebível que, dentro de 20 anos, as autoridades americanas de saúde recomendem 60 minutos de exercício mental cinco vezes por semana", destacou o biólogo Eric Lander, membro do Projeto Genoma Humano, durante conferência celebrada no fim-de-semana no Massachussets Institute of Technology (MIT).

Previsão semelhante feita por um homem da posição de Lander em um meio como o conceituado MIT é sinal da crescente fascinação da ciência moderna com o budismo e especialmente com os extraordinários resultados de pesquisas sobre a ginástica mental dos monges budistas.

Alguns dos estudos apresentados na conferência apontam não só a uma capacidade de atenção que seria de dar inveja a um controlador de tráfego aéreo, mas também a técnicas de meditação em condições de reconectar os caminhos neurais do cérebro.

Na era do Prozac, as aplicações possíveis da meditação poderiam deixar as pílulas que ajudam a mudar o humor na caixa de primeiros-socorros.

O neurocientista Richard Davidson, da Universidade de Harvard, apresentou imagens da actividade cerebral de um monge capaz de elevar os níveis de actividade do córtex pré-frontal esquerdo - uma parte do cérebro associado às emoções positivas -, usando uma técnica conhecida como meditação compassiva.

 

Em um nível diferente de estado de meditação, o mesmo monge conseguiu fazer algo que até agora era considerado impossível: suprimir o reflexo involuntário a um ruído forte e repentino, como o disparo de uma arma de fogo.

Paul Ekman, uma das maiores autoridades mundiais no estudo das emoções, descreveu o nível de controle mental do monge como "uma proeza espectacular".

 

"Nunca encontramos ninguém que pudesse fazer isso", disse Ekman.

"Não temos ideia da anatomia que permite a ele suprimir esse reflexo", continuou.

Outro estudo mostrou meditadores avançados capazes de conseguir velocidades cognitivas surpreendentes, identificando correctamente as mudanças de humor em uma série de expressões faciais exibidas em fracções de segundo em uma tela de TV.

Alan Wallace, ex-monge e actual presidente do Instituto de Estudos Interdisciplinares da Consciência em Santa Bárbara (Califórnia, a oeste), sustenta que as práticas budistas destinadas a elevar o equilíbrio emocional e cognitivo poderiam ser poderosas ferramentas, não só para o tratamento da depressão e das doenças mentais.

"Não vejo razão pela qual estas técnicas não possam ser introduzidas no sistema escolar", disse Wallace.

"As pessoas se sairão melhor na educação e em uma variedade de profissões porque serão mais felizes, mais equilibradas e mais receptivas", continuou.

"É uma situação na qual só se pode ganhar. Não contar com ela no sistema educacional é um desastre", concluiu.

 

 

3º ciclo de formación en Creatividad acorde con la C.U.E.

               > Programa profesional (abierto a todos)
               > Master (para titulados)
               > Doctorado (para masters)

Julio 2005. INTENSIVO.    www.micat.net