Revista Recre@rte Nº5 Junio 2006 ISSN: 1699-1834       http://www.iacat.com/revista/recrearte/recrearte05.htm

CLARIFICAÇÃO E EDUCAÇÃO EM VALORES NA PERSPECTIVA DE RATHS

Tânia Baraúna

ssa132273@terra.com.br

BAHIA.

 

 

Em todas as atividades da nossa vida , nas nossas escolhas estão contidos os nossos valores.  Desde os livros ou textos que sugerimos aos nossos alunos, os trabalhos que indicamos, esta contida uma hierarquia de valores. Tais valores envolvem também, a instituição educacional, a sua forma de gerenciamento, as relações e  as regras de convivência estabelecidas entre os indivíduos. Em todas estas ocorrências e muitas outras, explícita ou de maneira implícita, desvendam os valores que privilegiam nas nossas escolhas.

 

Da mesma forma, a educação para os valores ocorre em todos os momentos da nossa vida, passa por todas as interações interpessoais, nas relações com a família e a sociedade. Tudo isto ocorre mesmo que não se encare e discuta a questão da educação para os valores.

 

É papel do educador, do professor, ajudar e contribuir na clarificação dos valores dos educandos, dos alunos e da sociedade como um todo, através da criação de estratégias de trabalho que facilitem e viabilizem esta clarificação.

 

Apresentamos uma abordagem que têm sido considerada como alternativa para trabalhar-se com valores, sistematizada na teoria da clarificação dos valores de Raths, onde encontramos elementos que contribuem a reflexão de forma mais determinada. Observamos que, na atualidade as mensagens conflitantes, geram incoerência entre os valores declarados e os vivenciados, dificultando a clarificar os nossos e as das demais pessoas que nos circundam. O valor de uma pessoa, deve servir tão eficientemente quanto possível para estabelecer relações com o seu meio (pessoas, animais, natureza, instituições etc), de uma maneira satisfatória e inteligente. Quando o mundo é percebido de uma maneira confusa e contraditória, o homem apresenta padrões de comportamentos diversos. Uns tornam-se apáticos, outros inseguros, alguns mais confusos. Segundo Raths, este processo deve fazer-se sem grandes pretensões iniciais, isto é, partir de um primeiro passo em que apenas se chama a atenção das pessoas para os aspectos da sua vida que podem indiciar algo que valorizam. Ao trabalharmos com a clarificação de valores na educação, com alunos, devemos prestar a atenção sobre os nossos interesses, aspirações, sentimentos, inquietações, objetivos, como também introduzir  o tema em discussões gerais da vida, mais pessoais ou sociais, tais como a amizade, a lealdade, a ternura, a política, a lei, a ordem, os valores declarados,etc.

 

 Ao desenvolvermos projetos com esta proposta temos que considerar a aceitação, uma solicitação à reflexão mais abrangente do universo social ao qual se esta inserido. È um convite a que se faça escolhas mais ponderadas, com a consciência mais esclarecida daquilo que o indivíduo realmente estima e com uma maior integração do valor referente das escolhas.

 

A fundamentação  da clarificação de valores é o de que as pessoas podem ser ajudadas a debruçarem-se sobre as questões de valores e a integrarem as suas escolhas, podendo então continuar a fazer isso pela vida afora, aumentando a sua possibilidade de auto direção esclarecida, clarificada.

 

Não se pretende que seja um processo fixo, deverá ser planejado de modo  a contribuir para que os indivíduos possam reconhecer , clarear as necessidades de opções com  mais esclarecimento e consciência. Para Raths, mais do que apresentar uma teoria para promover o comportamento inteligente e auto dirigido, a clarificação de valores constitui um norte para os que trabalham com a educação, com numerosas sugestões de trabalho e que só poderá ser analisado a partir dos elementos colhidos na sua própria vivencia, experiência. Raths considera importante à questão do processo de aquisição dos valores de cada indivíduo, a partir de um conjunto disponível, que beneficie as escolhas. É o processo de recriação constante dos valores em cada tempo que, se pode apresentar aos educandos o que lhes servirá pela vida fora, nas situações diversificadas em que tiverem de fazer opções. Apresenta o seu método como uma via onde se possa contribuir que para os educadores e educandos  se tornem mais decididos, mais entusiastas, coerentes, integrando melhor a razão, as emoções e os comportamentos.

 

O foco do processo é a aquisição de valores, nesta perspectiva, para que algo se diferencie como um valor deve passar a avaliação de preencher em simultâneo certos requisitos. Caso contrário, poderá constituir uma crença ou atitude, mas não um valor.

 

 Os sete critérios que se referem ao processo de valorização e a que se deve submeter algo, para que seja considerado um valor, são:

1.       escolha livre;

2.       escolha de entre alternativas;

3.       escolha feita depois da consideração ponderada das conseqüências de cada alternativa;

4.       ser capaz de ser elogiado e aplaudido;

5.       ser capaz de ser afirmado publicamente;

6.       manifestar-se no nosso viver e no nosso comportamento;

7.       manifestar-se em várias situações e ocasiões, isto é, ser freqüente e repetir-se.

 

Sintetizando, para que algo atinja o nível de um valor deve ser escolhido livremente e, com a consideração pensada das conseqüências de várias alternativas, deve ser apreciado e deve manifestar-se na atuação daquele que tem esse valor.

 

Daqui resulta que nem tudo em nós são valores. Temos objetivos, aspirações, crenças, que não sendo ainda ou nunca venham a ser valores, são por vezes os seus indícios ou, nos termos de Raths, indicadores importantes e em relação aos quais se deve iniciar o processo de clarificação. Entre estes indicadores, estão além dos nossos objetivos, aspirações e crenças, as nossas atitudes, interesses, sentimentos e convicções, atuações, aborrecimento, problemas, obstáculos.

 

Neste processo o educador encoraja, o educando a clarificar aquilo que valoriza, sem a intenção de persuadi-lo a aceitar um conjunto pré-estabelecido de valores. Para levar a cabo esta tarefa, o educador deverá encorajar o aluno a fazer mais escolhas e a fazê-las livremente, ajudar a descobrir alternativas e a refletir nas conseqüências de cada uma, ao mesmo tempo em que encoraja a considerarem o que apreciam e a afirmarem-no, quando necessário e oportuno, bem como a atuarem e a comportarem-se de acordo com as escolhas, de maneira sistemática. Este tipo de estratégia deverá sempre aparecer como um convite e não como uma obrigação.

 

O meio educacional, a escola necessita instituir uma ética que motive seus deveres, seus direitos. Essa ética deverá brotar dos valores de cada um a ser aceita pela maioria, após apreciação e discussão. È imprescindível respeitar para que haja consistência entre os valores de cada individuo e os da escola.

 

Cabe a escola, definir e clarificar os valores, ser um local em que se difunda processo de clarificações individual de valores. È  essencial não haver restrições, intolerâncias e repressões às valorações dos educandos;  devendo ser valorizados os questionamentos críticos sobre essa valoração. O aluno deve conferir a validade ou não de seus valores em função de seu desenvolvimento, analisando em que medida lhe interessa a sustentação ou a mudança dos sistemas ou do mundo em que vive.

 

 

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICA

 

·          Merrill Harmin, Howard Kirschenbaum and Sidney B. Simon, Clarifying Values Through Subject Matter: Minneapolis: Winston Press, 1973. 146p.

·          Raths, L., M. Harmin e S. Simon (1966), Values and Teaching, Columbus, Ohio, Charles E. Merril.

 

Tânia Baraúna

Enfermeira, Psicopedagoga.
Mestre em Criatividade AplicadaTotal- Univ. Santiago Compostela
Mestre em Administração- Univ. Salvador-UNIFACS

Mestre em Educação e Sociedade-UAB-Barcelona

Doutorada Educação e Sociedade- UAB-Barcelona

SALVADOR-BAHÍA. BRASIL

 

3º ciclo de formación en Creatividad acorde con la C.U.E.

               > Programa profesional (abierto a todos)
               > Master (para titulados)
               > Doctorado (para masters)

Julio 2005. INTENSIVO.    www.micat.net