<%@LANGUAGE="JAVASCRIPT" CODEPAGE="1252"%> Planejamento Criativo para la continuidad en la Empresa Familiar
Revista Recre@rte Nº3 Junio 2005 ISSN: 1699-1834                                 http://www.iacat.com/revista/recrearte/recrearte03.htm

 

Planejamento Criativo para la continuidad en la Empresa Familiar

Jesús Basilio Sanabria Sierra
Relacionamentos
Recursos

 

Em 1995 a JC RENOVARE iniciou um trabalho em conjunto com a DOC Assessoria Avançada denominado “Roda Empresarial Criativa” cuja finalidade era proporcionar a 12 empresas e seus empresários um “fórum” para desenvolver a criatividade e inovação empresarial usando o metasystem 4R. Esta experiência pioneira gerou mais tarde a semente dos Encontros de Empresários da Zona Leste de São Paulo, alcançando no 8 o . evento em 2004 um público de mais 3.000 participantes, entre eles centenas de empresários.

Esse “fórum” evoluiu com a criação de ferramentas que facilitam a longevidade da empresa através da execução de um planejamento estratégico criativo usando o metasystem 4R, que promove integralmente a busca do sucesso e desenvolvimento contínuo e sustentável dos negócios da empresa familiar.

Resultados
Rumo

Metasystem 4R é uma marca registrada da JC RENOVARE S/S Ltda .

O processo do metasystem 4R de planejamento estratégico criativo requer que os membros da família e os principais gestores estabeleçam a base da compreensão das necessidades da empresa, aprimorem e harmonizem a definição de objetivos dentro das perspectivas e dos prós e contra de possíveis estratégias e formulem certas questões para que surjam novas idéias e a obtenção dos melhores resultados em todos os níveis.

Certa vez pediram a um empresário que entrasse numa sala. Sua tarefa era mover-se em todas as direções possíveis, explorando aquele “mercado” durante o tempo que fosse necessário, sem repetir movimentos. Passado alguns minutos, sua criatividade havia chegado ao limite e ele não era mais capaz de criar movimentos. Parecia que haviam se esgotado. Pediram então que desse lugar a um bailarino que assistira tudo através de uma câmera de vídeo. Ele também devia mover-se no espaço da sala, sem no entanto repetir o que foi feito pelo empresário. Uma nova coreografia surgiu, deixando perplexo seu antecessor.

Esse relato adaptado da obra “Santiago de Compostela – os 8 portais do caminho” de Ricardo Mendes, retrata a recomendação de Peter Drucker de que o empresário para complementar sua experiência de administrador – planejador, organizador, controlador e comunicador - da empresa precisaria observar o mundo das artes.

Alguns dos conceitos e metodologias utilizadas nos nossos serviços de orientação estratégica à empresa são:

•  Eficácia e eficiência de Peter Drucker, respectivamente significam: fazer a coisa certa e fazer certo.

•  Efetividade na Aprendizagem Organizacional de Peter Senge.

•  A busca da excelência tomando como base o Metasystem 4R da minha tese de mestrado e o balanced scorecard de Kaplan e Norton.

O processo de planejamento estratégico criativo aplicado tem ampliado a capacidade da organização de aceitar positivamente mudanças necessárias, tais como o perfil de colaboradores, gestores e membros da família para serem efetivos participantes, por exemplo, num novo processo produtivo visando atender um novo mercado numa estratégia de crescimento.

Os participantes das empresas de pequeno e médio atendidas com o metasystem 4R tem estabelecido vínculos de compromisso e uma sensação de pertinência entre colaboradores, gestores e os membros da família.

O processo do planejamento estratégico criativo com o metasystem 4R quando o executamos de forma estruturada, trouxe como benefícios:

•  Estabelecimento de um mapa estratégico que garantiu a sinergia, convergência dos esforços representados nos planos de ação de cada objetivo (recomendamos que cada mapa possua por volta de 16 grandes objetivos estratégicos) com seus indicadores e responsáveis. Vale lembrar que o maior valor agregado de todo o processo é a atividade intelectual que é promovida integralmente. De fato, ele constitui uma brilhante oportunidade para se pensar em meio às pressões do dia a dia empresarial. O planejamento estratégico criativo tem consumido menos de 5% do tempo de gestores e proprietários de empresas nacionais.

•  Interdependência entre os objetivos estratégicos.

•  Efetividade na comunicação total, para que todos possam compreender, participar e contribuir.

Ter os objetivos bem definidos e colocar somente a energia dos sócios e gestores para alcança-los é necessário mas não suficiente. Numa empresa é necessário que todos saibam quais são os objetivos, pois em algum momento vamos depender de suas ações para atingi-los. Da mesma forma precisamos saber de que forma a organização como um todo conta com os sócios e os gestores para isso.

Encontramos algumas empresas acostumadas a planejar ações e trabalhar em conjunto, mas sabíamos que poderiam melhorar esse processo adotando o metasystem 4R. Ele ajuda a definir os objetivos mais harmonicamente levando-se em consideração uma visão sistêmica e promovendo integralmente os aspectos-chave de rumo, resultados, recursos e relacionamentos. Além disso, o metasystem 4R proporciona às pessoas um maior entendimento do conjunto da empresa, deixando claro como as 4 perspectivas se relacionam e tem interdepedência. A definição dos objetivos, a mensuração dos indicadores, os planos de ação e sua conseqüente divulgação significam maior informação para todos. O metasystem 4R também representa uma maior oportunidade de aprendizagem e crescimento para todos e um compromisso com a construção da empresa que queremos no futuro de forma participativa por parte de todos.

O metasystem 4R traz para a empresa um meio para aprimorar o que já vinha sendo feito, ou seja, estabelecer um rumo para obter com os recursos existentes e relacionando-se para a obtenção dos resultados.

A idéia de se olhar uma empresa sob várias perspectivas, e não somente sob a ótica financeira é também o que o Prêmio Nacional de Qualidade propõe, esse tipo de analise é como se o empresário olha-se o seu negócio de forma criativa e crítica, respectivamente enxergando a organização com o olho esquerdo e direito. Com o metasystem 4R a empresa passa a contar com mais uma poderosa ferramenta para administrar de forma ainda melhor suas ações e se firmar cada vez mais como uma empresa bem sucedida e que busca continuamente renovar e inovar para oferecer o melhor aos seus públicos interessados – acionistas, colaboradores, fornecedores, clientes e mercado.

Aqui queremos usar a metáfora de uma orquestra (projeto que a JC RENOVARE junto com a Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul vem apresentando desde 1995). Uma empresa sem estratégias seria como uma orquestra naqueles momentos antes de começar uma apresentação, quando os músicos preparam seus instrumentos e fazem um aquecimento. Meia centena de pessoas tocando todas juntas, ao mesmo tempo, sem rumo. Elas produzem um grande barulho, que incomoda aos ouvidos, mas o resultado não é música harmônica. Porém, quando o maestro assume o comando, indica a partitura e todos começam a segui-la, ai sim. Todos os integrantes da orquestra atuam em sincronia, sabendo porque estão ali no palco, o que devem fazer e em que momentos sua intervenção é indispensável. O resultado da soma dos sons de tantos instrumentos bem tocados é música harmônica, que o público reconhece. Uma empresa com objetivos é como uma orquestra: há uma meta comum, que todos conhecem, e que cada pessoas tem uma participação fundamental para alcança-lo. É da soma dos valores dos conhecimentos, habilidades e atitudes, do desempenho e do esforço de todos que surgem os resultados quantitativos e qualitativos.

 

3º ciclo de formación en Creatividad acorde con la C.U.E.
               > Programa profesional (abierto a todos)
               > Master (para titulados)
               > Doctorado (para masters)

Julio 2005. INTENSIVO.    www.micat.net