<%@LANGUAGE="JAVASCRIPT" CODEPAGE="1252"%> O PROCESSO DA CRIATIVIDADE
Revista Recre@rte Nº3 Junio 2005 ISSN: 1699-1834                                 http://www.iacat.com/revista/recrearte/recrearte03.htm

 

O PROCESSO DA CRIATIVIDADE

Produção de idéias e Técnicas Criativas

São Paulo: Editora Makron Books, 2000

Eunice Soriano de Alencar

 

Em pesquisas sobre o perfil desejável do profissional para o atual mercado de trabalho, a capacidade de pensar de uma forma criativa e independente encontra-se necessariamente presente. Isto em função do reconhecimento crescente de que a era de turbulência e incerteza está apenas começando, prevendo-se um ritmo progressivamente mais rápido de mudanças. Estas vêm afetando diretamente o mundo do trabalho, exigindo novas formas de liderança, novos valores, e melhor aproveitamento do potencial de cada um. Nesse cenário, a habilidade de criar vem emergindo como um dos fatores decisivos para o sucesso pessoal e de instituições diversas.

Por outro lado, somos frutos de um sistema de ensino que tende a subestimar a capacidade criativa do aluno desde os primeiros anos de escola e reduzi-la abaixo do nível de suas reais possibilidades. A ênfase exagerada na reprodução do conhecimento é algo típico das escolas brasileiras. Observam-se ainda práticas educacionais que tendem a ressaltar a ignorância, incapacidade e limitações do aluno, fazendo com que muitos internalizem uma visão negativa de si e subestimem suas potencialidades e conhecimentos.

Foi no sentido de atender a uma demanda crescente de profissionais que não se sentem devidamente preparados para fazer o melhor uso de seu potencial criador, seja em prol de sua realização pessoal, seja em prol da organização para a qual trabalham, que o livro O PROCESSO DA CRIATIVIDADE foi organizado. O mesmo inclui uma seqüência de informações e exercícios sobre distintos elementos da criatividade, propiciando espaço para o leitor explorar e desfrutar de suas fontes interiores de criação, ampliando sua capacidade de inovar e fortalecendo comportamentos e atitudes essenciais a um melhor aproveitamento deste recurso precioso que caracteriza o ser humano, que é a sua capacidade de criar e inovar.

O livro gira em torno de exercícios que contemplam as seguintes dimensões da criatividade:

O PENSAMENTO CRIATIVO

Este se caracteriza especialmente pela originalidade da idéia, pois como bem lembra Szent-Gyorgyi, Prêmio Nobel de Bioquímica Criatividade consiste em ver o que todo mundo vê e pensar o que ninguém ainda pensou. E como ter idéias criativas? O texto, além de propiciar um grande elenco de exercícios que levam o leitor a exercitar e aprimorar o seu pensamento criativo, internalizando várias das habilidades que a ele se associam, inclui também dicas para se alcançar maior número de idéias criativas, como as seguintes:

"Brinque" com as suas idéias. Alie o conhecimento com a imaginação.

Não avalie ou critique as suas idéias prematuramente.

Lembre-se que as idéias não vêm prontas. É necessário esculpi-las ou aperfeiçoá-las.

Conhecimento é importante. Busque nas mais diversas fontes o alimento relativo aos seus tópicos de interesse.

TRAÇOS DE PERSONALIDADE QUE SE ASSOCIAM COM A CRIATIVIDADE

Lembra a autora que pessoas que se destacam por sua produção criativa caracterizam-se não apenas pela fluência e originalidade de suas idéias, mas também por uma configuração de atributos que inclui fatores motivacionais, atitudes e um padrão de traços de personalidade, do qual fazem parte, com muita frequência, a perseverança, a coragem, o entusiasmo, a autoconfiança, entre outros. Um dos exercícios incluídos nesta parte e que pode ajudar o leitor a se conscientizar do seu perfil como pessoa e como profissional é reproduzido a seguir:

Imagine que a empresa onde você trabalha esteja planejando diminuir em 50% o número de seus empregados. Por esta razão solicitou a cada um para relacionar competências, habilidades e traços de personalidade que o recomendariam a permanecer no seu quadro. Use o espaço abaixo para se apresentar à empresa, destacando todas as características que o(a) distinguem como pessoa e como profissional.

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

 

Examine o seu perfil e verifique se há algum aspecto que merece ser aprimorado e o que poderia ser feito neste sentido.

A seguir, apresentamos uma resposta ao exercício Uma Receita Muito Criativa , onde distintos traços que se associam à criatividade devem estar presentes.

 

SIMPATIA para tornar-se criativo e feliz

Pegue um pouco de intuição líquida.

Coloque debaixo do travesseiro do sonho e da fantasia .

Deite virado para a janela das idéias para receber raios de humor , otimismo e iniciativa.

Na noite seguinte, ou na próxima que chover coragem , dar três pulos de flexibilidade para atingir a independência da criação.

Após esses procedimentos, beba o líquido diariamente, em doses suficientes para ser original .

 

BLOQUEIOS MENTAIS

Sabe-se que a criatividade é influenciada positivamente pelas motivações e negativamente por uma enorme diversidade de bloqueios e barreiras que limitam as possibilidades de realização do potencial criativo. Dentre as que impedem a pessoa de tirar proveito de suas potencialidades criativas, podem ser destacadas, por exemplo alguns bloqueios de natureza emocional, como o medo de cometer erros, o medo de ser criticado, a falta de confiança nas próprias idéias e capacidades, o desejo excessivo de segurança e ordem, o comodismo e o receio de parecer ridículo. Nota-se que é comum a pessoa não ter consciência da extensão em que o seu comportamento é influenciado por tais bloqueios, e também dos recursos que poderia utilizar para não se deixar dominar por eles.

Vários exercícios foram incluídos no texto com o propósito de se identificar os bloqueios mais freqüentes, paralelamente as barreiras existente no ambiente de trabalho que minam a expressão e aproveitamento de novas idéias.

TÉCNICAS DE RESOLUÇÃO CRIATIVA DE PROBLEMAS

Uma parte significativa do livro é dirigida para ilustrar distintas técnicas de resolução criativa de problemas e suas etapas, além de estratégias para assegurar o sucesso da implementação de uma nova idéia ou solução para um problema. Dentre as técnicas que o leitor terá oportunidade de conhecer e aplicar, salientam-se Troca de Cartões, o Brainwriting Pool , Brincando com Verbos, Relações Forçadas, Análise Morfológica, Análise de Atributos, entre outras.

No sentido de chamar a a atenção para o ilimitado poder de criar que caracteriza o ser humano, a autora apresenta também respostas aos exercícios contidos no livro, obtidas anteriormente em workshops de criatividade dirigidos por ela em distintas instituições e países. Estas respostas são mais uma prova viva da extraordinária capacidade de criar, capacidade esta que permanece adormecida ou em estado latente na maior parte da população, sendo mesmo negada por muitos ou ignorada pela maioria.

Em complemento aos exercícios, foram incluídos no livro alguns artigos publicados anteriormente. Estes constituem o fundamento teórico do modelo para desenvolvimento das capacidades criativas proposto pela autora. Tais artigos chamam a atenção tanto para componentes de ordem pessoal como para características do ambiente que afetam a expressão da criatividade. Neste sentido, lembra Eunice Soriano de Alencar: É preciso que imunizemos contra as patologias que minam a nossa energia criativa, como o comodismo, a apatia, o medo do fracasso, o medo do ridículo. É também preciso que as sementes da criatividade, que estão presentes em cada um, sejam permanentemente regadas e cultivadas através de um ambiente de trabalho rico em estímulos e desafios, onde haja reconhecimento do potencial e competência de cada indivíduo e onde as relações interpessoais sejam marcadas pela tolerância às divergências, harmonia, respeito e confiança mútua.

 

 

 

........................................

 

 

 

3º ciclo de formación en Creatividad acorde con la C.U.E.
               > Programa profesional (abierto a todos)
               > Master (para titulados)
               > Doctorado (para masters)

Julio 2005. INTENSIVO.    www.micat.net