ÁRVORE DAS COMPETÊNCIAS EM CRIATIVIDADE

(Maria Rita Gramigna)

 

 

CRIATIVIDADE É AÇÃO

É importante ressaltar  que estamos em plena era da criatividade. 

Colocar novas idéias em ação e oferecer produtos e serviços diferenciados são as novas exigências de mercado.

Hoje, a criatividade e a inovação profissional fazem a diferença.

 

 

MONTANDO A ÁRVORE DAS COMPETÊNCIAS PESSOAIS EM CRIATIVIDADE

Das diversas definições de competências, adotamos a de Claude Levy-Leboyer, que permite ao leitor compreender o atual enfoque de competências: “um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que algumas pessoas, grupos ou organizações dominam melhor do que outras, o que as faz se destacar em determinados contextos.”

Cuadro de texto:

COMO USAR A ÁRVORE DAS COMPETÊNCIAS?

Dr. Helbert Kellner, detentor da metodologia STAR de avaliação em vendas, usa a metáfora da árvore.

Para traçá-la é necessário compreender cada um dos componentes de uma competência, a saber:

1.        AS ATITUDES (representadas pelas raízes):

Um dos indicadores de impacto e que dá distinção ao profissional é o conjunto de atitudes agregadas à sua ação cotidiana.

As atitudes determinam o grau de comprometimento  e envolvimento no processo criativo pessoal.

Hoje, mais do que nunca, o mercado  vêm reforçando a idéia de mudanças comportamentais.

Vejamos algumas atitudes criativas, reflexos de nossos valores e crenças, que fazem a diferença na ação criativa:

1.        CURIOSIDADE: cultivar o hábito de ler, viajar, estabelecer redes de contatos, utilizar as tecnologias disponíveis para pesquisa.

2.        OUSADIA: correr riscos calculados, inovar, sair do padrão, fazer acontecer, superar o medo de errar e aprender com os erros (próprios e dos outros).

3.        QUESTIONAMENTO: capacidade para substituir a pergunta “por quê?” pela indagação “por que não? “

4.        INCONFORMISMO:  atitude constante de busca;  certeza que algo mais vai acontecer  e que nada é definitivo.

5.        PERSISTÊNCIA: capacidade de superar fracassos e começar de novo.

6.        IMAGINAÇÃO:  sonhar com o futuro,  formar imagens mentais, perseguir os sonhos transformando-os em metas

7.        LUDICIDADE: cultivar o bom humor, brincar e se divertir com idéias

 

 

O CONHECIMENTO (representado pelo tronco):

Os processos criativos  são afetados pelo nível de conhecimentos essenciais - aqueles que fazem parte do rol de informações necessárias ao desenvolvimento de habilidades.

O domínio de procedimentos, conceitos, fatos e informações relevantes interfere diretamente na qualidade desses processos.

Na árvore das competências pessoais em criatividade é essencial conhecer:

1.        CONCEITOS: de criatividade, inovação e inventiva.

2.        INFORMAÇÕES SOBRE PENSAMENTO CRIATIVO (Edward de Bono)

3.        METODOLOGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.

4.        PRINCIPAIS TÉCNICAS DE GERAÇÃO DE IDÉIAS E TOMADA DE DECISÃO.

5.        TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS (Gardner),

6.        TEORIA DA QUADRATIVIDADE CEREBRAL (Ned Herrmann)

7.        MOVIMENTOS CRIATIVOS: Os principais centros de desenvolvimento e pesquisa em criatividade encontram-se  na Universidade de Buffalo e  Stanford (Estados Unidos) e na Universidade de  Santiago de Compostela (Espanha).

 

 

AS HABILIDADES (representadas pela copa e seus frutos):

Usar o conhecimento de forma adequada é o que chamamos de “habilidade”.

Algumas pessoas, acumulam um baú de informações teóricas e têm dificuldade de abri-lo para uso. Com o tempo, o baú é esquecido e ninguém se beneficiou de seu conteúdo.

As habilidades precisam ser demonstradas na prática. O criativo, além de possuir a competência, precisa demonstrar suas habilidades através das ações.

 De nada adianta colecionar cursos, leituras e informações em geral, se estas não são úteis e trazem algum benefício para a coletividade na qual o profissional está inserido.

Eis um elenco de habilidades que compõem a árvore das competências pessoais em criatividade:

1.        USAR ATIVADORES DA CRIATIVIDADE: adotar de forma sistematizada os  principais ativadores da criatividade que têm conhecimento.

2.        GERAR IDÉIAS (fluidez) VARIADAS (flexibilidade), frente a um desafio.

3.        TRANSFORMAR IDÉIAS EM AÇÃO: colocar em prática as ferramentas aprendidas, criando produtos e serviços inovadores.

4.        APRESENTAR AS IDÉIAS GERADAS DE FORMA CONVINCENTE

5.        AGIR COM FLEXIBILIDADE: habilidade  para exercer papéis aparentemente opostos: liderar e ser liderado, ensinar e aprender com o outro. Estar em constante processo de mudança.

6.        POSSUIR VISÃO DE FUTURO: habilidade para descortinar cenários e perceber tendências.

7.        ENXERGAR O MUNDO COM AS LENTES DA VISÃO SISTÊMICA: facilidade para ver e compreender os fenômenos como um todo, porém percebendo detalhes e partes.

 

E então, que tal montar sua árvore de competências pessoais em criatividade e elaborar um plano de desenvolvimento?

 

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Julio 2005. INTENSIVO.    www.micat.net